top of page

Resenha: Livros da Paula Pimenta


Senhoooooor, o que falar destes livros tão maravilhosos?????

Antes de mais nada, gostaria de adiantar que irei contar TUDO, TUDO, TUDO. (Lembrando que… o que vc lerá aqui, é totalmente escrito por um verdadeiro pimentinha - como são chamado os fã da autora)

Bom… primeiramente eu queria ressaltar como conheci a Paula Pimenta. (Calma, que desta vez a história não será longa…Hehe)

Lá estava eu, vasculhando alguns trailers no YouTube, quando me deparo com um vídeo de uma suposta fã, homenageando o aniversário da Fani (que na época eu nem sabia quem era a Fani… Sério mesmo!!!), e o vídeo havia sido postado pelo próprio canal da Paula. OMG!

Dai, logo de cara eu imaginei que o vídeo se tratava de algum filme ou algo do gênero. Até o título chamava a atenção para essa sugestão: Fazendo Meu Filme. (Como não pensar??)

Lembro de ter falado assim: ''Cara, que legal esse título. Quero ver esse filme.'' Depois a simpatia logo acabou quando li o sobrenome da Paula (PIMENTA) … eu disse: ''Meu Deus, quem é a maluca da mãe que coloca ''Pimenta'' como sobrenome da filha??? Tadinha dessa Paula Pimenta.'' Isso era, eu nem sabia que ela era ESCRITORA, e muito menos BRASILEIRA. (Paula, mil desculpas, mas eu não poderia deixar de comentar isso... DESCULPAS!!!!)

Foi então, a procura do FILME, a qual não sabia que era um LIVRO, eu encontrei a sinopse e o site da autora. OH, MY GOD!!!

Foi AMOR A PRIMEIRA VISTA.

Dai, foram anos e anos atrás dos livros, e da autora. Comecei a segui-la por tudo quando é rede social. E só depois é que eu fui perceber que a Paula era a queridinha dos adolescentes. OMG! (outra vez).

É engraçado como uma pessoa deixa de ser anônima e passa a ser TUDO na sua vida pelo simples fato de que você a idolatra… Foi assim que a Paula me conquistou.

Para muitos, ela pode até ser só mais uma autora. Pra mim, ela é TUDO, DIVA, CONSELHEIRA, DONA DO 'FELIZ PARA SEMPRE'.

Ok, ok. Não quero parecer puxa saco, ou nada parecido.

Mas tenho quase certeza de que não é pecado deixar transparecer o seu amor, certo?

Voltando aos livros….

Bom… O primeiro livro da Paula é o FMF1, que a pedido dos fã, ela escreveu o 2 e por isso acabou virando uma série. Só que, o primeiro livro que eu li foi o ''O Livro das Princesas''. (Quem disse ''Cinderella Pop'' acertou). Sim, foi por causa deste conto que eu escolhi o livro (claro, eu já li os outros contos e descobri a Patrícia Barboza também, pela qual eu idolatro debilmente também, mas essa já é uma outra história… Sem comentar a Meg Cabot, e a Lauren Kate).

De início, amei a narrativa da Paula sobre o ponto de vista da Cintia. Por isso, comprei logo o Exemplar do conto com a versão estendida, para conhecer um pouco mais os personagens que, na minha opinião, ficaram rasos demais.

O segundo que li foi a ''Princesa Adormecida'' (porque sim).

E confesso que fiquei meio sem entender a dica da Paula na frase: ''De tanto viver enclausurada, você criou um mundo paralelo na sua imaginação e acha que a vida é um livro de princesas. Pois saiba que a realidade é diferente. Não existem príncipes destinados para nós desde o nascimento, nem bruxas malvadas, muito menos fadinhas para realizarem nossos sonhos. Na vida real, são os amigos que nos ajudam a conseguir o que queremos. Que nos dão força. Que salvam nossa pele nas épocas difíceis. É uma pena que você não saiba disso.''

E por isso eu fiquei ''COMO ASSIM???''. A Paula, autora dos livros cor de rosa, dá um tapa na minha cara com um frase dessas??? (bom, é claro que eu já sabia disso, mas… Quem não sonha hoje em dia?? E para quem é conhecido como a dona do felizes para sempre, eu nunca, jamais, imaginaria ler algo do tipo no livro desses).

Depois dessa, jurei pra mim mesmo que teria todos os livros da Paula. Por isso, na primeira oportunidade, comprei todos os 4 volumes da série Fazendo Meu Filme e o Minha Vida Fora de Série - 1ª Temporada (que todos já sabem, é um spin-off de FMF).

Comecei a ler o 1, depois o 2, o 3, mas não li o 4 ainda. Estou lendo justamente o MVFS porque estou seguindo a ordem que a Paula escreveu os livros (para tentar entender o processo de escrita dela, e o desenrolar de toda a história entre si). Para ser mais exato, gosto de compreender como a Paula planejou cada detalhe, é isso.

Especificamente, não tenho palavras para expressar o quanto estou amando a PRI mais do que eu amo a FANI. (Calma, que eu já vou explicar).

Primeiro que tudo bem, a Paula teve uma ótima ideia para manter o Léo e a Fani separados nos dois primeiros volumes, mas o finalzinho do terceiro livro achei super forçado (Só quem leu, sabe do que estou falando). E por esse motivo, e como já expliquei o porque, comecei a ler o MVFS antes de finalizar a série da Fani.

Bom, as ideias da Paula são sempre inovadoras, embora para isso ela extrapola uns bocados, mas o livro da Pri foi a melhor ideia que a Paula já teve. Primeiro, por utilizar o mesmo mundo fictício, segundo por contar o desenrolar da Pri e do Rodrigo, e terceiro, e mais importante, por nos mostrar o quanto o destino é assustador… Gente, neste livro podemos notar que o Léo e a Fani já eram predestinados a ficarem juntos. (Obvio que a Paula deveria fazer algo do tipo, mas vale a pena lembra que, como a história acontece uns 3 anos antes do Fazendo Meu Filme, é divertido pensar que aquela pessoa que está bem ali do seu lado, no momento você apenas a enxerga como amigo(a), pode vim a ser a pessoa mais importante da sua vida. E foi isso que me fez refletir bastante sobre a vida. Acho que livros bons não são aqueles que nos mostram finais felizes, e sim, aqueles que nos faça refletir sobre certas questões. E foi isso que o livro fez comigo, me fez abrir os olhos para muitas coisas. Só tenho a agradecer a Paula, e pedir desculpas por ter achado engraçado o sobrenome de batismo.

Claro, já fiz o pedido da 2ª e da 3ª temporada de MVFS, com a versão estendida de ''Cinderella Pop''.. (se Deus quiser, chega ainda HOJE ou amanhã)…

Bom, acho que é isso. Não falei muito sobre os livros em si, porquê se não seria uma ENORME resenha.

Ah, eu já ia me esquecendo, não é me gabando não, mas… Como alguns já sabem, também sou autor (do livro ''Apaixonada Por Um IDIOTA!'' (que se tornou uma 'trilogia', sim sim, eeebaaaa), que está previsto para o lançamento daqui q 3 meses segundo a editora Laço Editorial me disse), e quando enviei o meu original para algumas leitoras betas, recebi um comentário do tipo: ''Nossa, eu amo os livros da Paula, e você escreve como ela. Sua história ficou muito original, mas na minha opinião, por algumas partes em aberto, o livro não chegou a ser tão cativante quando os dela. Mas isso é porque tem o segundo volume do Apaixonada, né??''…

Dai já viu, nee?? Comparar a minha escrita com os da Paula é tudo de bom (Lembrando que eu ainda não havia lido os livros da Paula quando escrevi o meu original). E para quem quer saber quais são os outros livros que eu amo, segue aqui a minha de LISTA DE DESEJOS PARA 2015 (click AQUI). Acho que deu pra perceber o que é ser um verdadeiro Pimentinha, né??

Bom, agora é sério, acho que é isso!!!


Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
No tags yet.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page